A IMPORTÂNCIA DA IGREJA

Pastor Jônatas Martins Lopes

 

·      Fundação

·      Organização

·      Administração

·      Ministério

 

“Indo Jesus para os lados de Cesaréia de Filipe, perguntou a seus discípulos: Quem diz o povo ser o Filho do Homem? E eles responderam: Uns dizem: João Batista; outros: Elias; e outros: Jeremias ou algum dos profetas. Mas vós, continuou ele, quem dizeis que eu sou? Respondendo Simão Pedro, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. Então, Jesus lhe afirmou: Bem-aventurado és, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue que to revelaram, mas meu Pai, que está nos céus. Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Dar-te-ei as chaves do reino dos céus; o que ligares na terra terá sido ligado nos céus; e o que desligares na terra terá sido desligado nos céus”. [Mateus 16: 13-19]

A IMPORTÂNCIA DA IGREJA

Ao todo 140 textos do Novo Testamento fazem referencia à igreja, sendo 3 em Mateus, 19 em Atos dos Apóstolos, 57 nas cartas paulinas, 1 em Hebreus, 1 em Tiago, 3 em III João e 10 em Apocalipse.

A palavra Igreja é traduzida do grego ekklesia que, nos Estados da Grécia significava a reunião dos cidadãos convocados às Assembléias Legislativas ou para outros fins. Os escritores sagrados empregam esta palavra para designar uma comunidade que reconhece o Senhor Jesus como Supremo Legislador e que congregam para adoração religiosa [Mt 18:17] “E, se não as escutar, dize-o à igreja; e, se também não escutar a igreja, considera-o como um gentio e publicano“. [At 2:47] “louvando a Deus e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar”. [At 5:11] “E sobreveio grande temor a toda a igreja e a todos quantos ouviram a notícia destes acontecimentos”. [Ef 5:23-25] “porque o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, sendo este mesmo o salvador do corpo. Como, porém, a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo submissas ao seu marido. Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela”. 

A palavra Igreja também é empregada para designar a casa ou templo onde se reúnem as pessoas para cultuar a Deus e, aparece no plural em Atos 9:31; 15:41; I Tessalonicenses 2:14 considerando como igreja à comunidade cristã de cada localidade.           

A doutrina protestante a este respeito é que, a igreja pode existir independente de ter uma forma visível, porque ela é tanto visível como invisível.

a) A igreja invisível se compõe de todos os que estão realmente unidos por sua fé viva em Cristo [Colossenses 1:24] “Regozijo-me, agora, no que padeço por vós e na minha carne cumpro o resto das aflições de Cristo, pelo seu corpo, que é a igreja” [I Co 12:27] “Ora, vós sois corpo de Cristo; e, individualmente, membros desse corpo”. Os seus membros são conhecidos de Deus, ainda que não possam ser conhecidos pela vista humana. Muitos deles já estão no céu ou ainda por nascer.

b)   A igreja visível consiste de congregações locais composta de crentes vencedores e fieis [Apocalipse 2:11,17,26] “Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas: O que vencer não receberá o dano da segunda morte“. ”Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer darei eu a comer do maná escondido e dar-lhe-ei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe “. ”E ao que vencer e guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei poder sobre as nações“.

·      Crentes professos, porém falsos [Ap 2:2] “Eu sei as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e que não podes sofrer os maus; e puseste à prova os que dizem ser apóstolos e o não são e tu os achaste mentirosos”,

·      Crentes caídos [Ap 2:5] “Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres”.

·      Crentes mortos espiritualmente [Ap 3:1] “Ao anjo da igreja em Sardes escreve: Estas coisas diz aquele que tem os sete Espíritos de Deus e as sete estrelas: Conheço as tuas obras, que tens nome de que vives e estás morto”,

·      Crentes mornos [Ap 3:16] “Assim, porque és morno e nem és quente nem frio, estou a ponto de vomitar-te da minha boca”,

·      Crentes carnais [I Co 3:1] “Eu, porém, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, e sim como a carnais, como a crianças em Cristo”.

Existem principalmente no Brasil, muitas organizações religiosas: Extremistas, moderados, pentecostais, tradicionais e até igreja sem nome, porém, à luz da Palavra de Deus, sigamos a Jesus Cristo único caminho pelo qual chegaremos ao céu. Ele é o fundador e o cabeça da Igreja [Efésios 1: 22] “E sujeitou todas as coisas a seus pés e, sobre todas as coisas, o constituiu como cabeça da igreja“.

ISTITUIÇÃO DA IGREJA 

Na suposição de que Cristo designou o apóstolo Pedro como fundador da igreja, os papas católicos trataram de estabelecer uma linha de sucessão começando com este servo de Deus que não era católico nem líder mas um discípulo de Jesus e pregador de boas novas. Para isso misturaram as palavras gregas petro e petra encontradas em Mateus 16: 18 “Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela”, e trapacearam com uma exegese tendenciosa confundindo os seguidores da igreja idólatra com petro que quer dizer seixo, pedrinha, e petra, que significa rocha maciça ou rochedo que no texto e no contexto é Cristo sobre o qual foi edificada a Igreja. Cristo disse a ele: “Tu és Petro e sobre esta Petra edificarei a minha Igreja”. O apóstolo Pedro era conhecido como Simão Pedro e não Simão Petra.

Jesus falou o aramaico, língua popular, e certamente o grego usado nas grandes cidades, por esta razão o catolicismo quando se vê em apuros alega que Mateus 16: 18 foi proferido em aramaico. Sendo assim, imaginemos que Jesus tivesse dito: Tu és Kefhas e sobre esta kefhas edificarei a minha Igreja, então, teríamos problemas em João 1: 42, onde a primeira expressão, kefhas significa Petro e não Petra. 

Meu amado leitor, se com todas estas explicações ainda lhe restar alguma dúvida, sobre em quem foi edificada a sua Igreja, escolha o nome de Jesus: é mais coerente e mais seguro. 

O apóstolo Paulo declarou que Cristo é o alicerce da Igreja [I Co 3: 11] “Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que foi posto, o qual é Jesus Cristo“. Como se vê neste texto, fundamento se coloca uma vez só; se o apóstolo Pedro é o alicerce da Igreja como explicar a sucessão? 

A ORGANIZAÇÃO DA IGREJA 

Olhando para as páginas dos Evangelhos, estudando com atenção, descobrimos que Jesus era o centro das atenções, caminhando de cidade em cidade pregando o evangelho do Reino, separando homens para o suceder, curando enfermos, expulsando demônios e dando vista aos cegos, muitos criam nEle e o acompanhavam. Isso durou até sua prisão quando muitos se dispersaram.

Depois de sua ressurreição deu ordens aos seus discípulos que fossem para Jerusalém e permanecessem ali até que recebessem o poder de Deus [Lc 24: 49] “E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder”. E ali permaneceram: “Então, voltaram para Jerusalém, do monte chamado das Oliveiras, o qual está perto de Jerusalém, à distância do caminho de um sábado. E, entrando, subiram ao cenáculo, onde habitavam Pedro e Tiago, João e André, Filipe e Tomé, Bartolomeu e Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão, o Zelote, e Judas, filho de Tiago. Todos estes perseveravam unanimemente em oração e súplicas, com as mulheres, e Maria, mãe de Jesus, e com seus irmãos” [At 1: 12-14]. E foram cheios do Espírito Santo “E todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem” [At 2: 4]. Com este fenômeno, muitos se converteram com o discurso de Pedro [At 2: 14-36], batizando nesta ocasião quase três mil pessoas, [At 2: 41], chegando este número     a quase cinco mil dois dias depois, [At 4: 4].

Com estes acontecimentos veio a perseguição e assim sai pelo mundo os primeiros missionários e o evangelho começa a ser pregado também fora de Jerusalém, surgindo daí grupos de pessoas convertidas ao cristianismo em muitas cidades do mundo contemporâneo vindo à necessidade da organização de igrejas locais para acomodação dos novos crentes.

ADMINISTRAÇÃO DA IGREJA

Com o crescimento rápido da obra de Deus, foi necessário nomear homens capazes e fiéis, cheios de fé e do Espírito Santo para governar, administrar e ensinar os novos convertidos [II Tm 2: 2] “E o que de mim, entre muitas testemunhas, ouviste, confia-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem os outros”.

E FOI ASSIM DISTRIBUIDOS:

APÓSTOLOS: O nome apóstolo significa enviado, embaixador. Estes foram responsáveis pela organização e supervisão dos trabalhos [At 8: 14-16] “Ouvindo os apóstolos, que estavam em Jerusalém, que Samaria recebera a palavra de Deus, enviaram-lhe Pedro e João; os quais, descendo para lá, oraram por eles para que recebessem o Espírito Santo; porquanto não havia ainda descido sobre nenhum deles, mas somente haviam sido batizados em o nome do Senhor Jesus”.

Os apóstolos ocupavam uma posição especial de autoridade [At 5: 2; 6: 2; I Co 12: 28; Ef 2: 20; II Pe 3: 2]. 

ANCIÃO: O ancião, devido sua idade e experiência exerciam funções governamentais e ajudavam nas decisões mais polêmicas [At: 14: 23; 15: 2,4,6,22,23]. Em Atos 14: 23 diz: Anciãos em cada igreja, isto é, um corpo de presbíteros. Está no plural. 

ANCIÃO: homem muito velho e venerado.  

PRESBÍTERO: Do Latim,  presbyteru < Gr. presbýteros, mais velho, s. m., sacerdote; padre; pastor protestante. (Dicionário Priberam).

Os presbíteros ajudavam no governo, na pregação, na doutrina [I Tm 5: 17], na alimentação espiritual [I Pe 5: 1-3; Tt 1: 5], na oração e na unção com óleo [Tg 5: 14].

DIÁCONOS: Gr. diákonos, servidor, não no sentido de escravo, mas no sentido de servente [I Tm 3: 8; At 6: 1-3], na pregação do evangelho [At 6: 8; 8: 26,29]. 

PASTORES: Do Grego, guardador de ovelhas, e tinham por função guiar, conduzir e apascentar o rebanho [Hb 13: 7], orar e zelar para que nenhuma ovelha viesse a se perder [Hb 13: 17]. 

EVANGELISTAS: Do grego, mensageiro de boas novas. Missão distinta dos apóstolos, profetas, pastores e doutores [Ef 4: 11]. A função do Evangelista, como sugere seu próprio nome era anunciar as boas novas do Evangelho. Filipe era Evangelista itinerante [At 21: 8; 8: 5,26,40. Veja II Tm 4:5]. 

Havia também doutores, profetas e operadores de milagres [I Co 12: 28,29].

Todos estes faziam parte da administração da igreja. 

O MINISTÉRIO DA IGREJA 

Em último lugar analisaremos a importância fundamental da igreja na história da humanidade. 

Deus escolheu a nação de Israel para fazer seu nome conhecido em todas as nações do mundo antigo, e esse é o papel da igreja de nossos dias: levar a salvação a todos os homens por meio da pregação do Evangelho de Jesus Cristo [João 17: 18] “Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo“. A igreja unida revela ao mundo o amor de Deus para com a humanidade [Jo 17: 21] “para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu, em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste”.

A igreja tem também a função de exercitar os dons espirituais, consolar os aflitos, curar os enfermos, libertar os aprisionados por Satanás e de acolher os novos irmãos [At 2: 47; 16: 5].

Como já dissemos, a igreja foi edificada no Senhor Jesus e por isso é amada por Ele [Ef 5: 25].

É na igreja que recebemos o alimento espiritual e orientações valiosas para o nosso viver [At 20: 28; Ef 5: 29]. 

Não foi por acaso que Jesus edificou e os apóstolos organizaram a igreja. A mensagem da cruz expandiu-se; o número dos salvos cresceu, surgindo a necessidade de se organizar para facilitar sua administração coletiva e local. 

Meu amado, se você se considera um cristão evangélico e não se ajunta ao rebanho do Senhor é porque lhe falta humildade, submissão, capacidade para perdoar, falta-lhe amor e renúncia [Mt 16: 14-25]. Não adianta também ser membro de uma igreja local e viver em rebeldia, porque se assim proceder estará da mesma forma desligado do corpo de Cristo [Cl 1: 24; Compare Jeremias 14: 7; 29: 32]. 

Finalizando, deixo aqui meu apelo a todos quantos desejam a salvação, unamo-nos uns aos outros, juntos e unidos deixaremos placas, tradição, egoísmo, autoritarismo, individualismo e sejamos cada um, mais uma coluna na igreja universal dos que estão escritos no céu [Hb 12: 23-24] “à universal assembléia e igreja dos primogênitos, que estão inscritos nos céus, e a Deus, o Juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados;   e a Jesus, o Mediador de uma nova aliança, e ao sangue da aspersão, que fala melhor do que o de Abel”. Amem.